Desenvolvida pela Vale em parceria coma norte-americana Caterpilla Progress Rail, a primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira deixou a fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, para realizar o transporte de cargas no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão. Sua capacidade de baterias garante a operação de até 24 horas sem a necessidade de parar para recarga.

A Vale afirmou que locomotiva precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar. Ela é integrante de um programa denominado PowerShift que visa substituir a matriz energética da empresa por fontes limpas. Em maio deste ano, a empresa mineradora anunciou que tinha como meta reduzir em 33% suas emissões de carbono até o ano de 2030, vislumbrando se tornar uma empresa “carbono neutra” em 2050.

Ser carbono neutra significa calcular o total das emissões, reduzir aonde é possível e balancear o restante das emissões por meio de compensação, o que pode ser consolidado via a compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.

A nova locomotiva, além de ter a pegada eco, ainda vai garantir uma diminuição expressiva nos ruídos.

(Fonte: Estado de Minas)

 

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