Em um ano tão conectado nunca fez tanto sentido a consolidação de crescimento do setor de Tecnologia da Informação. A temporada 2020 impulsionou negócios digitais e os números falam por si só. Os dados mais recentes da consultoria IDC comprovaram que o mercado brasileiro obteve um crescimento de 12,2%. A alta se sustenta, sobretudo, por questões relacionadas ao período de quarentena em que o trabalho e o estudo à distância se fortificaram como novas soluções.
O novo hábito de consumo, por exemplo, apontou que as vendas digitais de produtos físicos cresceram graças a migração para o ecossistema virtual, com a chegada de 15 milhões de novos consumidores à internet realizando as suas primeiras compras online – o que resultou um crescimento de 30% no comércio eletrônico latino-americano.
Os números de alta demonstram um percentual relevante do mercado brasileiro, mas quando se pensa em toda América Latina o crescimento acaba por ocupar a posição dois de destaque. Afinal, a vizinha Argentina acumulou uma alta de 24,1% e possui uma previsão de mais de 10% para o ano de 2021.
Por aqui, a próxima temporada, mais uma vez, chega com dados inferiores quando comparados aos da Argentina, com um crescimento aproximado de 5% no ano que vem, sendo abaixo também da média de 7,7% para toda a América Latina. Alguns especialistas se mantem confiantes com a realidade tupiniquim alegando que o Brasil possui o maior mercado de tecnologia da informação do continente e, por isso, é mais difícil crescer em um ritmo mais alto como o avistado em outros países.
(Fonte: Portal Exame)